Powered By Blogger

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A casa das dez Furunfunfelhas - turmas de 2º ano

O conhecimento da cultura popular engrandece o ser, tornando-o capaz de valorizar e respeitar seu povo e levando-o a sua identidade.

TANGOLOMANGO/ TRAVA-LÍNGUAS/ ADIVINHAS
Na casa cheia de fitas, vivem as dez Furunfunfelhas. Sempre animadas, as irmãs gostam de se reunir numa grande roda para demonstrar todas suas habilidades nos trava-línguas, mas vivem tendo tangolomangos. Ainda bem que o velho Félix, com seu fole e suas adivinhas, sempre salva as dez irmãzinhas.
O aluno terá a oportunidade de brincar com a estrutura da literatura oral,   incorporando  saberes de origem popular ao saber acadêmico.
Tangolomango é uma brincadeira folclórica, geralmente começa com dez elementos (irmãs, filhas, filhos, gatinhos, etc), que vão diminuindo a cada estrofe, termina quando acontece alguma coisa com o último e assim não sobra nenhum.
As adivinhas, também conhecidadas como advinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.


Trava-línguas é um conjunto de palavras formando uma frase que seja de difícil articulação em virtude da existência de sons que exijam movimentos seguidos da língua que não são usualmente utilizados.
Os travalínguas, além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e caçoadas.

Atividade realizada como parte integrante do Projeto 'Conhecendo a Cultura Popular Brasileira'

Nenhum comentário:

Postar um comentário