Powered By Blogger

terça-feira, 18 de outubro de 2011

TURMAS DE 4º ANO – LITERATURA DE CORDEL

Este trabalho é parte integrante do Projeto "Conhecendo a Cultura Popular Brasileira".
A utilização do cordel no ambiente escolar deve explorar todas as possibilidades de sentidos oriundos do texto como as vozes sociais que tratam do misticismo, do fantástico, dos fatos históricos e políticos, entre outros. Embora o enunciador possua, na maioria das vezes baixa escolaridade, no cordel, há a chance de expressar o abandono do governo no tocante a desenvolver e efetivar políticas voltadas aos problemas que assolam o povo nordestino que tende a migrar para outros Estados, a fim de conseguir sustento. É extremamente valioso reconhecermos nele um meio de comunicação verbal capaz de informar, de formar opiniões, questionamentos, reflexões, interagir com o aluno fornecendo a oportunidade de entrar em contato com uma linguagem diferenciada que expõe nossa diversidade cultural.
Logo, o cordel como gênero de discurso contribui na formação do aluno possibilitando o domínio de outros conteúdos. O professor poderá mostrar as variantes regionais, o conceito de moralidade, religiosidade do povo nordestino, estimular o interesse pela criação de poemas, conduzi-los a uma reflexão da realidade veiculada nesses poemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário