Powered By Blogger

terça-feira, 18 de outubro de 2011

TURMAS DE 5º ANO – HISTÓRIAS DE TRADIÇÃO ORAL

Este trabalho é parte integrante do Projeto "Conhecendo a Cultura Popular Brasileira".
São aquelas que chegaram até nós contadas de geração em geração. Elas apaixonam, divertem e ampliam a visão de mundo, por serem a representação simbólica de nossos problemas. Aqui se encaixam as fábulas, os contos de esperteza e de encantamento – incluindo os de fadas – e os causos.
Todo mundo gosta de ler, ouvir e contar histórias desse gênero. A leitura/ contação de ‘causos’ pode despertar a memória dos participantes para outras histórias de tradição oral inerentes ao repertório deles.

O trabalho consistiu na apresentação dos contos “A casa abandonada”, “Só um minutinho” e “A caveira e o caboclo”.
Depois de explicado o que iriam ouvir – conto de tradição oral - e explicitado o que isso significa, os alunos sentaram-se em roda (tapete de histórias) e, no escuro, só iluminado por uma lanterna, ouviram o conto “A casa abandonada”.
Após a leitura, houve espaço para debate sobre o conto e, logo após, sobre lembranças que tinham sobre contos de tradição oral.
 Em seguida foi narrado o conto de esperteza “Só um minutinho”, de Yuyi Morales.
 Os alunos, a partir daí, pesquisaram, entre parentes e vizinhos, contos de tradição oral – causos e contos – e, depois, recontaram o que mais gostaram, do seu jeito.
Em um outro momento, foram selecionados 7 contos/causos de cada uma das turmas participantes e realizado um concurso de causos/contos.
Estes causos e contos recontados pelos alunos destas turmas deram origem a este livro.
Encerramento do Concurso de Causos e Contos Populares e premiação das melhores recontagens.





Nenhum comentário:

Postar um comentário