Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Projeto Alimentação – SALA DE LEITURA – MARÇO/2014


Justificativa:

A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde.

Sabemos que existem dificuldades relativas à alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.

O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado.

Objetivos:
• Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação;

• Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;

• Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;

• Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontradas.

 Desenvolvimento:
1ª etapa: Conversa informal sobre o tipo de alimentação dos alunos e uma breve avaliação em grupo do que é uma alimentação saudável.

2ª etapa: Leitura do livro- Amanda no país das vitaminas; Comparação entre as informações do livro e sua própria alimentação diária.

Utilizando a história do livro desenvolveremos diversas atividades no diferentes componentes curriculares, como:
3ª etapa: Relacionar as histórias “Alice no País das Maravilhas” e “Amanda no País das Vitaminas”.

etapa: Outros livros a serem trabalhados:

- Verdura? Não!; As receitas da Vovó; Não me chame de gorducha ( também será trabalhado o respeito as diferenças).

Video sobre o assunto – Turma da Mônica

5ª etapa: Os alunos deverão criar um “super-herói” das vitaminas. O mesmo deverá ser criado a partir de um alimento e para sua confecção deverão ser utilizados materiais recicláveis. Todos os heróis terão uma plaquinha que indicará seus poderes como:(3º ANO)

• Valor nutritivo

• Para que serve?

• Se ajuda a prevenir alguma doença

• Nome





6ª etapa: Produção textual
Escrever sobre o livro que mais gostou, justificando a escolha. (5º ano);
Recontar a história “AMANDA NO PAIS DAS VITAMINAS” do seu jeito (4º ANO).
7ª etapa: Desenhar nos pratinhos um cardápio. (1º e 2º anos)


*Ciências
• Diferenciar e reconhecer frutas, verduras e legumes;
• Conhecer o valor nutricional dos alimentos;
• Discriminar alimentos de origem animal e vegetal;
• O que são vitaminas
• Tipos de vitaminas
• As deficiências e doenças causadas pela falta de determinadas vitaminas
• A importância das vitaminas em diferentes épocas da vida do ser humano: criança, homem, mulher, gestante.
• Alimentos que previnem doenças

*Artes
• Confecção de alimentos com materiais diversos
• Pintura e colagem
• Confecção de cartazes


 














 

 



 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário