Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PROJETO INDIOS - ABRIL 2014


INTRODUÇÃO

OS ÍNDIOS FORAM OS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM NO BRASIL, É ELEMENTO SEMPRE PRESENTE NA CULTURA BRASILEIRA.

É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE OS NOSSOS ALUNOS TENHAM OPORTUNIDADE DE CONHECER UM POUCO DESTA HISTÓRIA, MESMO COM AS MUDANÇAS OCORRIDAS AO LONGO DA HISTÓRIA DO NOSSO BRASIL.

 

JUSTIFICATIVA

SEGUNDO O PCN, É PRECISO QUE O ALUNO CONHEÇA E VALORIZE A PLURALIDADE DO PATRIMÔNIO SOCIOCULTURAL BRASILEIRO, BEM COMO ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DE OUTROS POVOS E NAÇÕES, POSICIONANDO-SE CONTRA QUALQUER DISCRIMINAÇÃO BASEADA EM DIFERENÇAS CULTURAIS, DE CLASSE SOCIAL, DE CRENÇAS, DE SEXO, DE ETNIA OU OUTRAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS.

O DIA DO ÍNDIO É UM RESGATE A NOSSA HISTÓRIA E DAS NOSSAS RAÍZES.

O TEMA OPORTUNIZA O ALUNO PERCEBER-SE OUTROS GRUPOS SOCIAIS, AUXILIANDO-O NA CONSTRUÇÃO DA SUA  IDENTIDADE, NA ATUAÇÃO COMO O OUTRO GRUPO NA VIDA SOCIAL, NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM QUE VIVE E NA CONSTRUÇÃO DE VALORES.

O TRABALHO DE SALA DE LEITURA CONSISTE EM APRESENTAR AOS ALUNOS O INDIO DE HOJE   (LEMBRANDO SEMPRE QUE ESSE POVO É UM DOS RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO E QUE INFLUENCIOU NOSSA CULTURA):  COMO VIVE, COMO SE RELACIONA COM O MEIO AMBIENTE E COM A COMUNIDADE BRASILEIRA EM GERAL, AS INTERFERENCIAS EXTERNAS, BUSCANDO CONSCIENTIZAR A TODOS A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO E DA VALORIZAÇÃO DESSA CULTURA ÚNICA.

OBJETIVO:

DESENVOLVER E SENSIBILIZAR OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, SEUS USOS, COSTUMES E HÁBITOS ALIMENTARES.
A IDENTIDADE É PONTO PRIORITÁRIO PARA QUALQUER CIDADÃO.

ATRAVÉS DOS AUTORES INDIGENAS, LEVAREMOS OS ALUNOS A CONHECEREM, RESPEITAREM E VALORIZAREM A CULTURA INDIGENA, POR SER ESTA CONTADA POR QUEM A VIVENCIA.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DAS NOSSAS RAÍZES E INCENTIVAR O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.

ESTIMULAR A FLEXÃO SOBRE AS VERDADEIRAS ORIGENS E COMO OS ANTEPASSADOS FORAM IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL.
CONHECER E REFLETIR SOBRE AS HISTÓRIAS DOS ÍNDIOS.

PROMOVER E ESTIMULAR A LINGUAGEM ORAL.

DESENVOLVER A LEITURA ATRAVÉS DE TEXTOS RELACIONADOS AO ASSUNTO.

 

SENSIBILIZAÇÃO:

 

      RODA DE CONVERSA SOBRE O TEMA;

 

DESENVOLVIMENTO:

 

OS ALUNOS ASSISTIRÃO AOS VIDEOS (REPORTAGEM DA GLOBO) SOBRE OS INDIOS KIOKUROS,  PAJERAMA (UMA  ANIMAÇÃO CRITICA DA INFLUÊNCIA DO “HOMEM BRANCO”), LERÃO LIVROS DE AUTORES INDIGENAS, COMO DANIEL MUNDURUKU.

MÚSICAS SOBRES OS ÍNDIOS.

      REGISTROS ATRAVÉS DE TEXTOS E DESENHOS.

      CONFECÇÃO DE MURAL.

 

TEMPO: 20 DIAS. – ABRIL

TURMAS ENVOLVIDAS: TODAS AS TURMAS DA ESCOLA.

MATERIAL:

VIDEOS SOBRE ALDEIAMENTO E CULTURA INDIGENA HOJE:

1.      A FESTA DO PEQUI

2.      ALDEIA

3.      POWER POINT COM BIOGRAFIA E FOTOS DE ALGUNS AUTORES INDÍGENAS.

4.      PAJERAMA

LIVROS DE AUTORES INDÍGENAS:

1.      CAÇADORES DE AVENTURAS – DANIEL MUNDURUKU

2.      O ONÇA - DANIEL MUNDURUKU

3.      O SUMIÇO DA NOITE – DANIEL MUNDURUKU

4.      A PALAVRA DO GRANDE CHEFE – DANIEL MUNDURUKU

5.      HISTORIAS QUE EU VIVI E GOSTO DE CONTAR – DANIEL MUNDURUKU

6.      KABÁ DABERU – DANIEL MUNDURUKU

7.      CATANDO PIOLHOS, CONTANDO HISTÓRIAS – DANIEL MUNDURUKU

8.      CONTOS INDIGENAS BRASILEIROS – DANIEL MUNDURUKU

9.      AS SERPENTES QUE ROUBARAM A NOITE E OUTROS CONTOS – DANIEL MUNDURUKU

10.  A ONÇA PROTETORA – SHIRLEY DJUKURNÃ KRENAK

11.  MURUGAWA – YAGUARÊ YAMÃ

12.  PURATIG, O REMO SAGRADO –YAGUARÊ YAMÃ

13.  METADE CARA, METADE MÁSCARA – ELIANE POTIGUARA

14.  MEU LUGAR NO MUNDO – SULAMI KATY

15.  AS FABULAS FABULOSAS DE IAUARETÊ – KAKÁ WERÁ JECUPÉ

16.  TXOPAI E ITÕHÃ – KANÁTYI PATAXÓ

17.  AS AVENTURAS DO MENINO KAWÃ – ELIAS YAGUAHÃG

18.  CRÔNICAS DE SÃO PAULO – DNIEL MUNDURUKU

ATIVIDADES:

OS ALUNOS ASSISTIRÃO AOS VÍDEOS.

OS ALUNOS SE DIVIDIRÃO EM GRUPO E ESCOLHERÃO UM DOS LIVROS INDICADOS PARA LER. APÓS A LEITURA, DEVERÃO CONTAR A HISTÓRIAS PARA OS COLEGAS (4º E 5º ANOS)

ENCERRAMENTO/ CULMINÂNCIA     

 

        ATIVIDADES POSTADAS NO BLOG;

         EXPOSIÇÃO DE FOTOS E DE TRABALHOS;

 
CONTEÚDOS PARA O PROFESSOR!


HISTÓRIA DO DIA DO ÍNDIO

NO DIA 19 DE ABRIL É COMEMORADO O DIA DO ÍNDIO, DATA CRIADA EM 1943, PELO ENTÃO PRESIDENTE, GETÚLIO VARGAS, ATRAVÉS DO DECRETO DE LEI Nº 5540.

MAS PORQUE FOI ESCOLHIDO O 19 DE ABRIL?

ORIGEM DA DATA

PARA ENTENDERMOS A DATA, DEVEMOS VOLTAR PARA 1940. NESTE ANO, FOI REALIZADO NO MÉXICO, O PRIMEIRO CONGRESSO INDIGENISTA INTERAMERICANO. ALÉM DE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE DIVERSAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS DOS PAÍSES DA AMÉRICA, VÁRIOS LÍDERES INDÍGENAS DESTE CONTIMENTE FORAM CONVIDADOS PARA PARTICIPAREM DAS REUNIÕES E DECISÕES. PORÉM, OS ÍNDIOS NÃO COMPARECERAM NOS PRIMEIROS DIAS DO EVENTO, POIS ESTAVAM PREOCUPADOS E TEMEROSOS. ESTE COMPORTAMENTO ERA COMPREENSÍVEL, POIS OS ÍNDIOS HÁ SÉCULOS ESTAVAM SENDO PERSEGUIDOS, AGREDIDOS E DIZIMADOS PELOS “HOMENS BRANCOS”.

NO ENTANTO, APÓS ALGUMAS REUNIÕES E REFLEXÕES, DIVERSOS LÍDERES INDÍGENAS RESOLVERAM PARTICIPAR, APÓS ENTENDEREM A IMPORTÂNCIA DAQUELE MOMENTO HISTÓRICO. ESTA PARTICIPAÇÃO OCORREU NO DIA 19 DE ABRIL, QUE DEPOIS FOI ESCOLHIDO, NO CONTINENTE AMERICANO, COMO O DIA DO ÍNDIO.


















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário