INTRODUÇÃO
OS
ÍNDIOS FORAM OS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM NO BRASIL, É ELEMENTO SEMPRE
PRESENTE NA CULTURA BRASILEIRA.
É
DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE OS NOSSOS ALUNOS TENHAM OPORTUNIDADE DE CONHECER UM
POUCO DESTA HISTÓRIA, MESMO COM AS MUDANÇAS OCORRIDAS AO LONGO DA HISTÓRIA DO
NOSSO BRASIL.
JUSTIFICATIVA
SEGUNDO O
PCN, É PRECISO QUE O ALUNO CONHEÇA E VALORIZE A PLURALIDADE DO PATRIMÔNIO
SOCIOCULTURAL BRASILEIRO, BEM COMO ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DE OUTROS POVOS E
NAÇÕES, POSICIONANDO-SE CONTRA QUALQUER DISCRIMINAÇÃO BASEADA EM DIFERENÇAS
CULTURAIS, DE CLASSE SOCIAL, DE CRENÇAS, DE SEXO, DE ETNIA OU OUTRAS
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS.
O DIA DO
ÍNDIO É UM RESGATE A NOSSA HISTÓRIA E DAS NOSSAS RAÍZES.
O TEMA
OPORTUNIZA O ALUNO PERCEBER-SE OUTROS GRUPOS SOCIAIS, AUXILIANDO-O NA
CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE, NA ATUAÇÃO COMO O OUTRO GRUPO NA VIDA
SOCIAL, NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM QUE VIVE E NA CONSTRUÇÃO DE
VALORES.
O TRABALHO DE
SALA DE LEITURA CONSISTE EM APRESENTAR AOS ALUNOS O INDIO DE HOJE (LEMBRANDO SEMPRE QUE ESSE POVO É UM DOS
RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO E QUE INFLUENCIOU NOSSA
CULTURA): COMO VIVE, COMO SE RELACIONA
COM O MEIO AMBIENTE E COM A COMUNIDADE BRASILEIRA EM GERAL, AS INTERFERENCIAS
EXTERNAS, BUSCANDO CONSCIENTIZAR A TODOS A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO E DA
VALORIZAÇÃO DESSA CULTURA ÚNICA.
OBJETIVO:
DESENVOLVER E SENSIBILIZAR OS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE
CONHECER A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, SEUS USOS, COSTUMES E HÁBITOS ALIMENTARES.
A IDENTIDADE É PONTO PRIORITÁRIO PARA QUALQUER CIDADÃO.
A IDENTIDADE É PONTO PRIORITÁRIO PARA QUALQUER CIDADÃO.
ATRAVÉS
DOS AUTORES INDIGENAS, LEVAREMOS OS ALUNOS A CONHECEREM, RESPEITAREM E
VALORIZAREM A CULTURA INDIGENA, POR SER ESTA CONTADA POR QUEM A VIVENCIA.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DAS NOSSAS RAÍZES E INCENTIVAR O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.
ESTIMULAR A FLEXÃO SOBRE AS VERDADEIRAS ORIGENS E COMO OS
ANTEPASSADOS FORAM IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL.
CONHECER E REFLETIR SOBRE AS HISTÓRIAS DOS ÍNDIOS.
CONHECER E REFLETIR SOBRE AS HISTÓRIAS DOS ÍNDIOS.
PROMOVER E ESTIMULAR A LINGUAGEM ORAL.
DESENVOLVER A LEITURA ATRAVÉS DE TEXTOS RELACIONADOS AO ASSUNTO.
SENSIBILIZAÇÃO:
RODA DE CONVERSA SOBRE O TEMA;
DESENVOLVIMENTO:
OS
ALUNOS ASSISTIRÃO AOS VIDEOS (REPORTAGEM DA GLOBO) SOBRE OS INDIOS
KIOKUROS, PAJERAMA (UMA ANIMAÇÃO CRITICA DA INFLUÊNCIA DO “HOMEM
BRANCO”), LERÃO LIVROS DE AUTORES INDIGENAS, COMO DANIEL MUNDURUKU.
MÚSICAS
SOBRES OS ÍNDIOS.
REGISTROS ATRAVÉS DE TEXTOS E
DESENHOS.
CONFECÇÃO DE MURAL.
TEMPO: 20 DIAS. – ABRIL
TURMAS ENVOLVIDAS: TODAS AS TURMAS DA ESCOLA.
MATERIAL:
VIDEOS
SOBRE ALDEIAMENTO E CULTURA INDIGENA HOJE:
1. A
FESTA DO PEQUI
2. ALDEIA
3. POWER
POINT COM BIOGRAFIA E FOTOS DE ALGUNS AUTORES INDÍGENAS.
4. PAJERAMA
LIVROS
DE AUTORES INDÍGENAS:
1. CAÇADORES
DE AVENTURAS – DANIEL MUNDURUKU
2. O
ONÇA - DANIEL MUNDURUKU
3. O
SUMIÇO DA NOITE – DANIEL MUNDURUKU
4. A
PALAVRA DO GRANDE CHEFE – DANIEL MUNDURUKU
5. HISTORIAS
QUE EU VIVI E GOSTO DE CONTAR – DANIEL MUNDURUKU
6. KABÁ
DABERU – DANIEL MUNDURUKU
7. CATANDO
PIOLHOS, CONTANDO HISTÓRIAS – DANIEL MUNDURUKU
8. CONTOS
INDIGENAS BRASILEIROS – DANIEL MUNDURUKU
9. AS
SERPENTES QUE ROUBARAM A NOITE E OUTROS CONTOS – DANIEL MUNDURUKU
10. A
ONÇA PROTETORA – SHIRLEY DJUKURNÃ KRENAK
11. MURUGAWA
– YAGUARÊ YAMÃ
12. PURATIG,
O REMO SAGRADO –YAGUARÊ YAMÃ
13. METADE
CARA, METADE MÁSCARA – ELIANE POTIGUARA
14. MEU
LUGAR NO MUNDO – SULAMI KATY
15. AS
FABULAS FABULOSAS DE IAUARETÊ – KAKÁ WERÁ JECUPÉ
16. TXOPAI
E ITÕHÃ – KANÁTYI PATAXÓ
17. AS
AVENTURAS DO MENINO KAWÃ – ELIAS YAGUAHÃG
18. CRÔNICAS
DE SÃO PAULO – DNIEL MUNDURUKU
ATIVIDADES:
OS
ALUNOS ASSISTIRÃO AOS VÍDEOS.
OS ALUNOS
SE DIVIDIRÃO EM GRUPO E ESCOLHERÃO UM DOS LIVROS INDICADOS PARA LER. APÓS A
LEITURA, DEVERÃO CONTAR A HISTÓRIAS PARA OS COLEGAS (4º E 5º ANOS)
ENCERRAMENTO/ CULMINÂNCIA
ATIVIDADES POSTADAS NO BLOG;
EXPOSIÇÃO DE FOTOS E DE TRABALHOS;
HISTÓRIA DO DIA DO ÍNDIO
NO DIA 19 DE ABRIL É COMEMORADO O DIA DO ÍNDIO,
DATA CRIADA EM 1943, PELO ENTÃO PRESIDENTE, GETÚLIO VARGAS, ATRAVÉS DO DECRETO
DE LEI Nº 5540.
MAS PORQUE FOI ESCOLHIDO O 19 DE ABRIL?
ORIGEM DA DATA
PARA ENTENDERMOS A DATA, DEVEMOS VOLTAR PARA 1940.
NESTE ANO, FOI REALIZADO NO MÉXICO, O PRIMEIRO CONGRESSO INDIGENISTA
INTERAMERICANO. ALÉM DE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE DIVERSAS AUTORIDADES
GOVERNAMENTAIS DOS PAÍSES DA AMÉRICA, VÁRIOS LÍDERES INDÍGENAS DESTE CONTIMENTE
FORAM CONVIDADOS PARA PARTICIPAREM DAS REUNIÕES E DECISÕES. PORÉM, OS ÍNDIOS
NÃO COMPARECERAM NOS PRIMEIROS DIAS DO EVENTO, POIS ESTAVAM PREOCUPADOS E
TEMEROSOS. ESTE COMPORTAMENTO ERA COMPREENSÍVEL, POIS OS ÍNDIOS HÁ SÉCULOS
ESTAVAM SENDO PERSEGUIDOS, AGREDIDOS E DIZIMADOS PELOS “HOMENS BRANCOS”.
NO ENTANTO, APÓS ALGUMAS REUNIÕES E REFLEXÕES,
DIVERSOS LÍDERES INDÍGENAS RESOLVERAM PARTICIPAR, APÓS ENTENDEREM A IMPORTÂNCIA
DAQUELE MOMENTO HISTÓRICO. ESTA PARTICIPAÇÃO OCORREU NO DIA 19 DE ABRIL, QUE
DEPOIS FOI ESCOLHIDO, NO CONTINENTE AMERICANO, COMO O DIA DO ÍNDIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário